Home Notícias Viticultura e Enologia é conceito 4 pelo MEC
Viticultura e Enologia é conceito 4 pelo MEC PDF Imprimir E-mail
Sex, 28 de Setembro de 2018 19:18

Após dois dias (30 e 31 de agosto, passados) com visita in loco no Câmpus Urupema, o curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia foi avaliado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) do Ministério da Educação (MEC) com conceito 4. A nota máxima é 5. “O conceito é na verdade uma soma de fatores, como o empenho do IFSC, da equipe de gestão do Câmpus, dos professores que atuam diretamente no curso, dos técnico-administrativos que dão suporte, e em especial, aos alunos, que optam por um curso desafiador e fazem dele sua motivação para uma expectativa de vida e de atuação profissional melhor. Todos os envolvidos estão de parabéns!”, destaca a coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, Carolina Pretto Panceri. Essa foi a primeira avaliação realizada e refere-se ao reconhecimento do curso.

A avaliação aconteceu sobre as três dimensões previstas: organização didático-pedagógica, que recebeu o conceito 4,31; corpo docente e tutorial, que obteve nota 4,40; e a dimensão de infraestrutura, com conceito 4,22. “O conceito transcende a questão técnica pois para alcançarmos a qualidade nas três dimensões avaliadas foi necessário muito comprometimento e trabalho por parte de todo IFSC”, diz a coordenadora.

Ela ressalta ainda a seriedade que o Instituto tem em relação ao ensino de qualidade, bem como a importância e atenção que dá aos vários câmpus. “Com infraestrutura e recursos humanos, a equipe de gestão do Câmpus Urupema não mediu esforços em ofertar um curso que atendesse a demanda da região em que está inserido”, afirma Carolina, que enaltece também a atuação dos professores, envolvidos diretamente no curso: “...proporcionam experiências de aprendizado de excelência, muito além da sala de aula, mas também atuando em pesquisa científica e atividades de extensão que garantem ao egresso uma bagagem de conhecimento que o permite chegar ao mercado de trabalho com confiança para atuar”.

Para a coordenadora, a responsabilidade pelo conceito 4 também é dos alunos à medida que o curso reconsidera suas estratégias e evolui a partir das demandas e solicitações desse grupo.

Curso

O curso, com ingresso via Sisu, formou sua primeira turma no início de 2018. Segundo Carolina, no momento, os formandos estão todos empregados em vinícolas do estado catarinense - São Joaquim e Água Doce. “Isso mostra a demanda da região e do estado por mão de obra especializada na área e a importância da oferta deste curso, especialmente porque o IFSC é a única instituição pública de Santa Catarina que oferta esse curso, afirma ela. Atualmente, há três turmas em andamento.

Para a coordenadora, o curso destaca-se por apresentar uma carga horária de 3310 horas, distribuídas em disciplinas obrigatórias, eletivas, atividades complementares e estágio supervisionado obrigatório. “Podemos destacar que além das disciplinas técnicas na área de Viticultura e Enologia temos unidades curriculares no eixo de agronegócio, que proporcionam ao aluno ferramentas para gerir e principalmente inovar e empreender no setor. Outro destaque são para as disciplinas que visam o desenvolvimento da Vitivinicultura de forma sustentável, como Ecologia, produção agroecológica, e gestão de resíduos agroindustriais”, menciona. Carolina ainda cita a unidade curricular de Harmonização gastronômica e serviço do vinho, que garante um perfil completo para o egresso, desde a produção até o serviço do vinho. Para ela, a parceria com empresas privadas do setor, que possibilitam várias atividades de extensão e pesquisas científicas também são diferenciais do curso.

Carolina diz que a meta é atingir o conceito 5 nas futuras avaliações. “E para isso precisamos trabalhar com melhorias a curto, médio e longo. São exemplos de planos futuros a revisão do plano pedagógico do curso (PPC), curricularização da extensão, manutenção e melhoria da infraestrutura física, entre outras. Estamos com boas perspectivas, esperamos que cada vez mais o curso se fortaleça e seja reconhecido em território nacional”, finaliza a coordenadora.

Mais

O curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuarem na produção vitivinícola e nos diversos setores da indústria de enológica, habilitando o aluno para planejar, gerenciar, implantar e avaliar todas as etapas de produção, desde a escolha das variedades de uva, plantio, colheita, processamento, fermentação, envase, análise sensorial, controle de qualidade e supervisão dos processos de produção e armazenagem, bem como comercialização, até a atividades de 'sommelier' ((profissional especializado em bebidas alcoólicas, especialmente vinhos).

Por Graziela Braga | Jornalista do IFSC