Home Notícias Concluintes da rede pública não pagarão taxa do Enem
Concluintes da rede pública não pagarão taxa do Enem PDF Imprimir E-mail
Qui, 17 de Maio de 2018 11:51

 

Os estudantes da última série do ensino médio de escola da rede pública que não solicitaram a isenção de pagamento, em abril, terão a gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Excepcionalmente, em função da mudança no formato, o Minstério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada à pasta, vão assegurar a gratuidade a esses concluintes. O período de inscrições vai até as 23h59 (horário de Brasília) de 18 de maio. Já o prazo para pagamento da taxa de inscrição é maior, terminando em 23 de maio. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro. 


As notas do Enem 2018 serão utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019, sistema adotado pelo IFSC para ingresso nos seus cursos de graduação, sejam de bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia.

 


Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU). A guia será paga apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep, e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez. 

Inscrições

As inscrições do Enem são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep. Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção. 

Os estudantes que estão na última série do ensino médio, em escola da rede pública, e não solicitaram a isenção, devem passar pelo processo completo de inscrição. Já os concluintes que fizeram a solicitação previamente, conforme orientado, farão a inscrição simplificada. 

Acesse aqui a Página do Participante. Confira uma explicação em vídeo em língua brasileira de sinais (Libras) sobre o Enem, produzida pelo Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação

 

Docentes e horários de atividades

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.