Home Notícias Consup aprova dois novos cursos em Urupema
Consup aprova dois novos cursos em Urupema PDF Imprimir E-mail
Qua, 25 de Abril de 2018 18:07

O Conselho Superior do IFSC (Consup), órgão deliberativo máximo da instituição, aprovou na reunião de segunda, 23 de abril, na Reitoria, em Florianópolis, a criação de dois novos cursos para o Câmpus Urupema: técnico concomitante em Viticultura e Enologia e especialização em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas.


O curso de Viticultura e Enologia tem duração de quatro semestres (1.200 horas) e aulas à tarde, com previsão de 20% da carga horária em atividades de educação a distância. Os processos seletivos serão por sorteio e realizados a cada dois anos. O requisito para ingresso é ter matrícula no ensino médio (segundo ou terceiro ano) ou ensino médio completo.

O objetivo do curso de Viticultura e Enologia é formar profissionais técnicos de nível médio capacitados para execução das diferentes atividades do setor vitivinícola, desde a implantação do vinhedo até a produção e comercialização de vinhos e outros derivados. O estudante formado vai poder atuar em indústrias de vinhos e espumantes, empresas do setor vitivinícola, laboratórios de controle de qualidade de produtos vitivinícolas, instituições de ensino e pesquisa, consultorias, como profissional ou em empreendedor próprio.

A especialização em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas vai ter duração de 22 meses, com aulas às sextas à tarde e noite e carga horária de 440 horas (60 para o trabalho de conclusão). Serão abertas 20 vagas a cada processo seletivo, que vai ocorrer por meio de análise de documentos e conforme demanda, sem periodicidade definida.

O curso destina-se preferencialmente a profissionais com graduação em Agronomia, Biologia, Biotecnologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Farmácia, Nutrição, Processos Químicos Industriais, Química, Tecnologia de Alimentos e Viticultura e Enologia. O objetivo da especialização é formar profissionais capacitados a trabalhar com atividades de processamento e análise de bebidas alcoólicas.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

 

 

Docentes e horários de atividades

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.