• Facebook: campusurupema/?fref=ts
Home Notícias I Semana Cultural de Urupema promove intercâmbio entre a serra e o mar
I Semana Cultural de Urupema promove intercâmbio entre a serra e o mar PDF Imprimir E-mail

Valorizar as próprias raízes contribui para o sentimento de pertencimento de um povo. É o nosso DNA cultural que diz quem somos e de onde viemos. Aproveitando que agosto é o Mês do Folclore Nacional, o Campus Urupema do IFSC promoveu a I Semana Cultural de Urupema, de 15 a 18 de agosto.

Com o tema “Folclore da Serra ao Mar”, a ação de extensão foi coordenada pela técnica em Assuntos Educacionais do campus, Camila Koerich Espíndola, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Urupema, com a Escola de Educação Básica Professor Aníbal Nunes Pires, de Florianópolis e com a Escola de Educação Básica Manoel Pereira de Medeiros, de Urupema, e o apoio do Centro de Tradições Gaúchas Planalto Lageano. O apoio desses parceiros, segundo Camila, foi fundamental para que o projeto fosse realizado, agregando a comunidade local em torno das atividades propostas. “Queríamos resgatar a cultura da serra, trazendo a comunidade de Urupema para visualizar na cultura do outro o que é importante em sua própria cultura, resgatando, valorizando e preservando as tradições do povo do planalto serrano”, explica.

Dessa forma, o grande foco do evento foi a promoção de um intercâmbio cultural, onde fosse possível aprender, com a experiência da diversidade, a valorizar e a respeitar, na cultura do outro, o seu traço e a sua identidade. Mais de 500 pessoas participaram das atividades durante os quatro dias de evento, no Câmpus Urupema do IFSC, na Escola de Educação Básica Manoel Pereira de Medeiros e no centro da cidade.

Das raízes culturais serranas, a população pôde prestigiar contação de causos, pelo urupemense Adelmo Almeida Rodrigues, apresentações de músicas e danças tradicionais gaúchas pelos estudantes da Escola Estadual e das escolas de Educação Infantil Criança Feliz, Nucleada do Cedro e da Bossoroca e a Invernada Veterana Estância do Pinheirinho, campeã do 16° Festival Nacional da Cultura Gaúcha, em 2016. Os alunos do IFSC também participaram da palestra “A Identidade Sociocultural da População da Serra Catarinense”, ministrada pelo professor doutor Geraldo Augusto Locks, da Uniplac.

Da cultura açoriana, o público prestigiou o Boi de Mamão e a peça teatral “Congresso Bruxólico”, inspirada na obra do pesquisador catarinense Franklin Joaquim Cascaes e apresentada pelos estudantes do curso de Magistério com Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Professor Aníbal Nunes Pires, de Florianópolis. O trabalho realizado pelos estudantes é resultado de um projeto desenvolvido pelo professor Ramires Espíndola há cinco anos, com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura açoriana. O professor também foi responsável pela visita guiada na sala temática “A Herança Açoriana”, oferecida no espaço da Escola Estadual de Urupema.

Resultado de um trabalho coletivo, a I Semana Cultural de Urupema instigou cada um a refletir sobre suas raízes, a resgatar um pouquinho de sua história e a enxergar na cultura de seus antepassados uma bela trilha para compreender “quem” somos e “porque” somos. Segundo a coordenadora da Semana, a ideia é dar continuidade ao evento a cada dois anos, fixando-o no calendário do município. “A cooperação de todos foi muito importante e a comunidade interagiu de uma forma muito bacana com a proposta apresentada”, avalia Camila.

Por Cristina Oliveira | Jornalismo IFSC