• Facebook: campusurupema/?fref=ts
Home Notícias Últimos dias de inscrição: são mais de 400 vagas na Serra para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação
Últimos dias de inscrição: são mais de 400 vagas na Serra para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação PDF Imprimir E-mail

Termina na próxima quinta-feira (3) o prazo para inscrições no processo seletivo 2017.1 do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para a Serra Catarinense, são vagas para sete cursos técnicos, cinco de graduação e um de especialização. Ao todo, 420 oportunidades de qualificação, todas gratuitas para os câmpus Lages e Urupema. Confira os cursos:

Superiores

Ciência da Computação (20 vagas) - Lages
Engenharia Mecânica (20 vagas) - Lages
Superior de tecnologia: Processos Químicos (20 vagas) - Lages
Superior de tecnologia: Alimentos (20 vagas) - Urupema
Superior de tecnologia: Viticultura e Enologia (20 vagas) - Urupema

Técnicos

Técnico concomitante: Agroecologia (40 vagas); Análises Químicas (40 vagas); Informática (40 vagas); Mecatrônica (40 vagas) - Lages
Técnico subsequente: Agronegócio (40 vagas); Biotecnologia (40 vagas); Eletromecânica (40 vagas) - Lages

Pós-graduação

Especialização: Agroecologia (40 vagas) - Lages

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Ingresso do IFSC (https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/principal.php) até 3 de novembro. Quem não possuir acesso à internet pode realizar sua inscrição no Câmpus do IFSC em Lages (Rua Heitor Villa Lobos, 222, bairro São Francisco) ou Urupema (Estrada do Senadinho, S/N, Centro) onde há computadores destinados para esse fim. A taxa de inscrição é de R$ 55 para o exame de classificação é R$ 75 para o vestibular. Essa taxa deve ser paga até 4 de novembro por meio de boleto bancário em qualquer agência, em postos de autoatendimento ou via internet. Para o curso de especialização não há taxa de inscrição. Mais detalhes podem ser conferidos nos editais:

Edital vestibular

Edital cursos técnicos

Edital especialização

Entenda os cursos

Nos cursos técnicos concomitantes, o estudante faz o curso técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição, e para participar deve, pelo menos ter concluído o primeiro ano do ensino médio. Já os cursos subsequentes são para quem já concluiu o ensino médio. O processo seletivo dos cursos técnicos do Câmpus Lages é por meio de uma prova chamada exame de classificação que será realizado no dia 20 de novembro (pela manhã para os subsequentes e à tarde para os concomitantes).

Já o ingresso nos cursos de graduação ocorre por meio de vestibular, que será realizado no dia 4 de dezembro. Para este vestibular, serão preenchidas metade das vagas para os cursos superiores. A outra metade da turma será composta com os aprovados via Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que usa notas do Enem. Cada processo seletivo também possui procedimentos próprios para inscrição. As informações detalhadas devem ser conferidas nos editais disponíveis na página do Ingresso do IFSC.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas em cursos técnicos e de graduação, independentemente do tipo de processo seletivo. Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas. Dentro desse total, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor. Em ambos os casos, há ainda mais uma subdivisão, a racial: 16% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Novos cursos

Dois dos cursos oferecidos neste processo seletivo são novidades: o superior de tecnologia em Processos Químicos e a especialização em Agroecologia, ambos do Câmpus Lages. O curso superior de tecnologia em Processos Químicos é a terceira graduação ofertada pelo Câmpus Lages, que já conta com as consagradas Ciência da Computação e Engenharia Mecânica. Ele terá duração de três anos e será ofertado no período matutino.

Já o curso de especialização em Agroecologia será a terceira pós-graduação presencial oferecida no IFSC Lages (em andamento, estão Tecnologias e Práticas Educacionais e Gestão Escolar). Ele se destina a profissionais formados em cursos superiores nas áreas de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Administração, Biologia, Economia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Sociologia, Pedagogia ou áreas afins que queiram se qualificar para explorarem novas oportunidades de desenvolvimento sustentável do ambiente rural com foco na produção agroecológica.

O processo seletivo para o preenchimento das 40 vagas do curso de pós-graduação será realizado por meio de análise curricular e documental, com critérios de pontuação estabelecidos no edital. Não há taxa de inscrição. O curso terá duração de 18 meses (um ano e meio) com encontros quinzenais às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 08h às 12h e das 13h às 17h.