• Facebook: campusurupema/?fref=ts
Home Notícias Projetos de pesquisa do Câmpus foram destaque no Sepei
Projetos de pesquisa do Câmpus foram destaque no Sepei PDF Imprimir E-mail

Durante o 5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei) foram premiados os melhores trabalhos do evento em diversas categorias. O Câmpus Urupema teve dois projetos de pesquisa escolhidos entre os vencedores.

O projeto Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis para Controle de Vigor e Aumento da Produtividade em Pomares de Macieira na Região Sul do Brasil, coordenado pelo professor Bruno Dalazen Machado ficou com o primeiro lugar na sessão Ciências Agrárias e Biológicas. Foram bolsistas no projeto os alunos Nilto Nazireu Kuntze e Fernanda Isidorio, alunos do curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia.

“Um dos maiores problemas das macieiras é o crescimento do vigor (folhas e ramos da planta). Isso inibe o crescimento da fruta. O projeto aplicou uma técnica de corte (poda) que permite o controle desse crescimento favorecendo a produção da maçã. É uma tecnologia natural, fácil e barata e que teve respostas positivas”, conta Bruno. A ideia agora é expandir a técnica para o cultivo de uvas.

O professor destaca que os alunos atuaram desde a implantação do projeto, até a condução do experimento. “Eles fizeram as avaliações e participaram ativamente. No Sepei é normal que aconteça o nervosismo, principalmente por parte do Nilto. Ele tem 70 anos é o nosso aluno mais velho e estava fazendo sua primeira apresentação, mas ele é muito dedicado e foi muito bem. Ele trabalhou com muito empenho nesse projeto”, finaliza o professor.

Participação do projeto também a professora Paula Iaschitzki Ferreira, como colaboradora, e os alunos Luiz Filipe Farias Oliveira e Maikely Paim Souza, de forma voluntária.

Projeto testou novo produto

Já o projeto Elaboração e Avaliação Sensorial de Iogurte Grego Sabores Uva e Vinho ficou em segundo lugar na sessão Ciências da Saúde. Ele foi coordenado pela professora Leilane Costa de Conto e teve como alunos bolsistas os alunos Bruna Wanderley, Maikely Paim Souza, Henrique Nédio Demozzi, Fernanda Isidorio Cassão, Edson Andrade de Lima Junior e Willian Battisti Girola.

“O projeto apre
sentado no Sepei é fruto de um maior. Ele contou com a participação de diversos cursos, desde o FIC de Processamento de Leites, que produziu iogurtes, até os alunos do superior de Viticultura e Enologia que fizeram a análise sensorial dentro da unidade curricular. O curso superior de tecnologia em Alimentos produziu os três que foram utilizados no projeto e a bolsista do projeto é desse curso”, conta Leilane.

“Foi uma experiência muito produtiva, pois pudemos desenvolver uma calda de iogurte de vinho que ainda não existe no mercado formal. Durante a fase de análise sensorial verificamos que teve uma boa aceitação do público. Além disso, apresentando no Sepei eu pude vivenciar um pouco mais sobre esse mundo da pesquisa. Foi o meu primeiro passo para ser uma grande pesquisadora”, projeta Fernanda.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC