• Facebook: campusurupema/?fref=ts
Home Notícias Lançado edital do processo seletivo 2017-1 - Inscrições iniciam em 3 de outubro
Lançado edital do processo seletivo 2017-1 - Inscrições iniciam em 3 de outubro PDF Imprimir E-mail

O Departamento de Ingresso do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC divulgou nesta segunda (19) os editais que definem as regras do próximo processo seletivo de ingresso. Serão quase 400 vagas para a Serra Catarinense (Câmpus Lages e Urupema) em cursos técnicos e superiores para início das aulas no primeiro semestre de 2017 (2017-1). O período de inscrições será único para todos os cursos: de 3 de outubro a 3 de novembro. Em todo estado, são 4.7 mil vagas em 21 cidades de todas as regiões.

Confira as opções para a Serra:

Lages

Superiores:

Ciência da Computação;
Engenharia Mecânica;
Tecnologia em Processos Químicos (novidade para este ano).

Cursos técnicos concomitantes (para quem já concluiu, pelo menos, o primeiro ano do Ensino Médio):

Agroecologia;
Análises Químicas;
Informática;
Mecatrônica

Cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio):

Agronegócio;
Biotecnologia;
Eletromecânica.

Urupema

Superiores:

Tecnologia em Viticultura e Enologia;
Tecnologia em Alimentos.

Os cursos técnicos ofertam 40 vagas. Já os superiores, 20. Haverá o preenchimento do restante das vagas para os cursos superiores através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que usa as notas do Enem e será divulgado posteriormente.

O exame de classificação é uma prova para selecionar candidatos para cursos técnicos e será realizado no dia 20 de novembro. O ingresso em cursos de graduação será feito via vestibular aplicado no dia 4 de dezembro.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas em cursos técnicos e de graduação, independentemente do tipo de processo seletivo. Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas. Dentro desse total, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor. Em ambos os casos, há ainda mais uma subdivisão, a racial: 16% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Confira a página de editais do IFSC para mais informações. Sobre cursos do IFSC você encontra no Guia de Cursos.

Acesse aqui o calendário com todas as datas importantes do processo seletivo 2017.1.