Home Notícias Participação do Câmpus Urupema no Sepei confirmou o incentivo aos projetos de pesquisa e extensão
Participação do Câmpus Urupema no Sepei confirmou o incentivo aos projetos de pesquisa e extensão PDF Imprimir E-mail

O Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do IFSC foi realizado em Gaspar nos dias 2, 3 e 4 setembro. O Câmpus Urupema do IFSC levou ao evento 12 projetos desenvolvidos na instituição, um aumento de 50% em relação ao ano anterior, e uma delegação de 20 pessoas, entre servidores e alunos.

Vocação pela Pesquisa e Extensão

Nos últimos 3 anos, o Câmpus Urupema desenvolveu 37 projetos de pesquisa e 33 de extensão, sendo que destes, dois foram fomentados pelo CNPq e um pela FAPESC. Ao todo, 120 alunos bolsistas foram contemplados.

“Vale ressaltar que foram firmadas parcerias com empresas regionais, EPAGRI, outros câmpus do IFSC e instituições de ensino. Captamos com esses parceiros mais de R$ 475.000,00 em recursos para o desenvolvimento destes projetos. Estas realizações foram fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores e alunos do Câmpus Urupema, que tem a pesquisa e a extensão como base das atividades de ensino e sempre visando o desenvolvimento da região de Urupema”, comemora o diretor-geral do Câmpus Urupema, Marcos Roberto Dobler Stroschein.

Projetos apresentados no Sepei 2014

Confira a relação dos projetos apresentados no Sepei. Eles são dividos entre pesquisa e extensão:

Caderno de Campo Digital

Professores: Gabriela Pelegrini Tiscoski(Coordenadora), Wilson Castello Branco Neto, Estevan Muñoz

Estudantes: Rafaela Cabral de Lima

Biometria de frutos de uvalheira de populações nativas e cultivadas no Planalto Serrano Catarinense

Professores: Roberto Akitoshi Komatsu(Coordenador); Jaciara Zarpellon Mazo; Marcos Roberto Dobler Stroschein, Silmar Primieri;

Estudantes: Eliton Dines Ribeiro de Andrade; Josieli Arruda; Murilo Dalla Costa(EPAGRI).

Desenvolvimento de barra de cereais formulada com farinha de pinhão (Araucaria angustifolia)

Professora: Leilane Costa de Conto;

Estudante: Alessandra de Souza Machado

Obtenção de bactérias produtoras de ácido indol-3-acético
Professores: Marcos Roberto Dobler Stroschein(Coordenador); João Frederico Mangrich dos Passos(EPAGRI); Silmar Primieri; Bruno Dalazem Machado; ; Murilo Dalla Costa(EPAGRI);

Estudantes: Elaine Aparecida Mota; Evanise Chibilski, Doreane Schweitzer

Eficiência simbiótica de rizobactérias isoladas de nódulos de bracatinga (Mimosa scabrella Benth.) no estado de Santa Catarina

Professores: Roberto Akitoshi Komatsu(Coordenador); Silmar Primieri; Murilo Dalla Costa(EPAGRI); Marcos Roberto Dobler Stroschein; Julio Cesar Pires dos Santos(UDESC).

Estudantes: Evanise Chibilski; Doreane Schweitzer.

Mãos unidas pela roda: os benefícios da dança circular no município de Urupema

Camila Koerich Espíndola (coordenador)

Alini Oliveira Andrade (bolsista)

Camila Adenir da Silva (bolsista)

Meu Pé de Fruta: um guia para o processamento artesanal de frutas e hortaliças(1).

João Gustavo Provesi (coordenador)

Aline Pereira (bolsista)

Mariane Koehler (bolsista)

Xadrez na escola: fomento a prática do jogo entre alunos das escolas públicas de Urupema

João Gustavo Provesi (coordenador)

Ailton Durigon (professor)

Jozieli Andrade Wrubleschi (bolsista)

Instalação e manutenção de uma horta orgânica e processamento de alimentos na APAE de Urupema

Leilane Costa de Conto (coordenador)

Sabrina Ribeiro dos Santos (bolsista)

Articulação, mobilização e capacitação de produtores rurais em Urupema para produção sustentável de erva-mate e pinhão.

Leilane Costa de Conto (coordenadora)

Rafael Kamke (bolsista)

Sérgio de Souza (bolsista)

Curso Básico de Libras