• Facebook: campusurupema/?fref=ts
Home
Inicio
Inscrições abertas para transferência e retorno para os câmpus da Serra Catarinense


Estão abertas até 14 de julho as inscrições para os processos de transferências interna e externa e retorno para cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na Serra Catarinense são 265 vagas em sete cursos, sendo 252 para o Câmpus Urupema e 13 para o Câmpus Lages. Os candidatos aprovados iniciarão as aulas no segundo semestre deste ano.

 

Leia mais...
 
Wine Live Austrália reúne tecnologia e intercâmbio de ideias


A videoconferência Wine Live Austrália conectou os estudantes da área de Enologia do Câmpus Urupema aos vinhedos australianos no dia 25 de maio. O correspondente no outro lado do globo foi o enólogo Vagner de Vargas Marchi, formado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e em intercâmbio no país oceânico.

Leia mais...
 
Ação Integrada entre os Campi

 

No dia 26/05/17 (sexta-feira), os alunos da graduação em Viticultura e Enologia do Câmpus Urupema, especificamente os que cursam a disciplina de Prática Enológica, em parceria com os alunos do curso de Química integrado com o Ensino médio do Câmpus Florianópolis, desenvolveram uma ação interna de ensino.

A ideia de uma ação integrada em parceria entre os campi partiu das docente Carolina Pretto Panceri (Câmpus Urupema) e Karine Pires (Câmpus Florianópolis). O encontro aconteceu no Câmpus Urupema e se desenvolveu em várias etapas, destacando-se: a apresentação do Câmpus e dos laboratórios de Microvinificação e Análise de Alimentos; a exibição do processo de elaboração do primeiro vinho do Câmpus Urupema; a conversa sobre a Teoria da Análise Sensorial de vinho e aplicação prática do suco de uva; visita à agroindústria SANJO, em São Joaquim.

A ação contou com a presença de 33 alunos. O Câmpus Urupema pretende repetir a ideia, estabelecendo parcerias de ações integradas com outros campi, a fim de fomentar a pesquisa, ensino e extensão.

 
Aulas da Especialização em Manejo de Pomares de Macieira e Pereira

 

No mês de maio, o IFSC Câmpus Urupema, deu início às aulas da Especialização latu sensu em Manejo de Pomares de Macieira e Pereira. O curso apresentou uma grande demanda, devido ao seu foco ser em duas culturas de grande importância econômica para a região sul do Brasil, a maçã e a pera.

O curso é ofertado com o objetivo de especializar técnicos de campo, produtores, estudantes, dentre outros, sobre a produção de maçã e pera, visto que a região é a maior produtora dessas culturas no Brasil. A especialização aborda temas que vão desde a implantação de pomares até o manejo pós-colheita dos frutos, passando por diversos assuntos dentro da cadeia produtiva da maçã e da pera.

Além do IFSC, outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, como a Epagri e o CAV/UDESC fazem parte do programa do curso. Os profissionais das outras instituições, apresentam resultados de pesquisas sobre suas linhas de trabalho, o que aumenta a qualidade e enriquece o curso. Um exemplo foi a palestra do pesquisador da EPAGRI- Estação Experimental de Caçador, Dr. Ivan Dagoberto Faoro, que na sexta-feira (12/05/17), apresentou resultados de pesquisa acerca de cultivares e porta enxertos de macieira, bem como apresentou as cultivares de macieira lançadas pela instituição.

O curso possui carga horária de 360 h, com as aulas ocorrendo de forma quinzenal, sempre nas sextas-feiras em turno vespertino e noturno. Além de cursos de especialização, O IFSC Câmpus Urupema oferece cursos superiores em Tecnologia de Alimentos, Tecnólogo em Viticultura e Enologia, cursos técnicos nas áreas de agricultura, administração e diversos cursos profissionalizantes.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Docentes e horários de atividades

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.